sábado, 13 de junho de 2009

Novela coração alado


Coração Alado foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida entre 11 de agosto de 1980 e 14 de março de 1981.

Escrita por Janete Clair e dirigida por Roberto Talma e Paulo Ubiratan, foi apresentada em 185 capítulos.

Trama:

- Juca Pintaga (Tarcísio Meira) é um artista plástico pernambucano, que deixa sua terra natal e vem para o Rio de Janeiro em busca de maior visibilidade para sua carreira. No Rio, ele se envolve com Catucha (Débora Duarte), filha do respeitável marchand Alberto Karany (Walmor Chagas), e Vivian (Vera Fischer), uma mulher simples e sofrida. Apesar do amor que sente por Vivian, Juca se casa com Catucha, pensando que ela o ajudaria a crescer profissionalmente. Porém, o artista termina seu relacionamento com Catucha para acompanhar o exílio, no México, do seu irmão Gabriel (Carlos Vereza), um perseguido político pela ditadura militar. Juca e Catucha se reencontram anos depois, com a decretação da lei da anista no Brasil.

- Uma das tramas em destaque na história é a investigação da morte de Silvana Karany (Bárbara Fanzio), ex-mulher de Alberto e mãe de Catucha. Ela desaparece num misterioso acidente de carro. Os principais suspeitos são Alberto Karany e Juca Pitanga. A própria Catucha acusa Juca pelo assassinato de Silvana.

- Na história, a personagem Maria-Faz-Favor (Aracy Balabanian) conquistou a simpatia dos telespectadores. Maria era uma mulher batalhadora e trabalhava como trocadora de ônibus. Ela era apaixonada pelo mau-cárater barão Von Strauss (Jardel Filho). Ele era um massagista que sonhava em se tornar colunista social e tentava se dar bem em todas as situações. Von Strauss fingia ser um barão e enganava Maria-Faz-Favor, enquanto se envolvia com mulheres da alta sociedade.

- Outro personagem em destaque na novela foi Leandro Serrano (Ney Latorraca), um executivo, que roubou algumas obras de Juca Pitanga. Na tramas, Leandro violenta a personagem Vivian, protagonizando uma das cenas mais fortes da novela.

- Janete Clair inseriu algumas novidades na narrativa. No início da trama, os personagens se apresetavam em off aos telespectadores ou faziam comentários uns sobre os outros. A autora tentava evitar, na trama, ações e diálogos longos para explicar as situações.

- Janete Clair teve vários problemas com a censura e com a aceitação de algumas histórias pelo público. O personagem Alberto Karany Jr. (Mário Cardoso) era diabético e precisava tomar insulina diariamente. A TV Globo recebeu centenas de reclamações dos telespectadores, muitos pais de crianças com diabete. O personagem passou, então, a dispensar a medicação. Porém, a Associação de Diabetes Juvenil realizou uma série de protestos, mostrando que a novela era uma oportunidade de informar a população sobre a doença. A autora decidiu voltar à história original do personagem no capítulo 101.

- A novela foi a primeira a apresentar cenas de estupro e de masturbação, com a personagem Catucha, o que agravou ainda mais os problemas da autora com a censura e com o público.

Elenco:

Elenco


Trilha sonora:

[editar] Nacional

  1. MomentosJoanna (tema de Catucha)
  2. Ponto de InterrogaçãoLuiz Gonzaga Jr. (tema de Leandro)
  3. Moda de Sangue - Elis Regina (tema de Gabriel e Roberta)
  4. Escravo da AlegriaVinícius e Toquinho
  5. Só Nos Resta ViverÂngela Rô Rô
  6. Você e Eu, Eu e VocêTim Maia
  7. LavadeirasDenise Emmer (tema de Gamela)
  8. Ela e EuMaria Bethânia
  9. PássaraFrancis Hime e Chico Buarque (tema de Silvana)
  10. Meu Bem QuererDjavan (tema de Vívian)
  11. Quero ColoFábio Jr. (tema de Alexandra e Piero)
  12. Sem CompanhiaClara Nunes (tema de Maria Faz-favor)
  13. ViajanteDominguinhos (tema de Juca Pitanga)
  14. NoturnoFagner (tema de abertura)

[editar] Internacional

  1. The Winner Takes It AllAbba (tema de Juca Pitanga e Vívian)
  2. SurviveJimmy Buffett (tema de Gabriel e Roberta)
  3. I'm So Glad That I'm a WomanLove Unlimited
  4. All Out Of LoveAir Supply (tema de Catucha)
  5. First Be a Woman – Leonore O’Malley
  6. After You – Michael Johnson (tema de Melissa)
  7. More LoveKim Carnes (tema de Luciana)
  8. SailingChristopher Cross (tema de Aldeneide)
  9. I Love You Dancer – Voyage
  10. Shine On – L.T.D. (tema de Alexandra e Piero)
  11. Rescue MeA Taste of Honey
  12. Roller Shake – La Flavour
  13. Mighty SpiritCommodores
  14. You'll Never KnowHenry Mancini (tema de Karany e Cristal

Curiosidades

Seções de curiosidades são desencorajadas sob as políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado integrando-se itens relevantes e removendo-se os inapropriados.

  • Coração Alado apresentava uma das maiores discrepâncias em créditos de abertura até hoje: o nome de Vera Fischer, protagonista da história, era grafado em oitavo lugar, enquanto o de Aracy Balabanian que, a despeito de seu desempenho estupendo, não poderia ser considerada protagonista, estava escrito juntamente com o de Tarcísio Meira.
  • Alexandra seria vivida pela atriz Maitê Proença. Mas, devido a um acidente, a atriz, que já havia gravado algumas cenas, foi substituída por Myriam Rios. Maitê estrearia em novelas da emissora meses depois, como uma das protagonistas da telenovela As Três Marias.
  • A cena de estupro, protagonizada por Leandro, personagem de Ney Latorraca contra Vívian de Vera Fischer, foi considerada um escândalo para época. Matéria de vários jornais e revistas, demorou a ser engolida pelo inconsciente coletivo.
  • A telenovela foi a primeira e única a mostrar uma cena de masturbação, através da personagem Catucha. O episódio foi bastante polêmico, comprando briga com a censura. As fitas desse capítulo misteriosamente sumiram, nem há cópia do script do capítulo.
  • O nome da telenovela vem da canção escolhida para ser seu tema de abertura, Noturno, interpretada por Fagner. No refrão, a letra diz "Ah... Coração alado...". Por isso, foi descartado o nome inicial da trama: Vernissage.
  • A trilha sonora nacional foi remasterizada e lançada em CD em 2001, pela Som Livre.
  • Todas as obras de arte de Juca Pitanga eram de autoria do artista carioca Holoassy Lins de Albuquerque, que foi contratado pela direção da novela para prestar também consultoria de costumes e orientar Tarcísio Meira nas cenas em que Juca Pitanga encenava a criação de obras de arte em seu atelier.

[editar] Audiência:


  • A novela começou mal em audiência, mas com a explosão de todos os escândalos que estavam por vir começou a fazer um enorme sucesso.
  • A novela fechou com 59 pontos de média geral, causando polêmica até hoje, porém sua sucessora faria mais sucesso que ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário