sábado, 13 de junho de 2009

pai heroi


Pai Herói foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 29 de janeiro a 18 de agosto de 1979. Foi escrita por Janete Clair e dirigida por Gonzaga Blota, Roberto Vignati e Roberto Talma, com supervisão de Daniel Filho. Contou com 173 capítulos, sendo que Walter Avancini também a dirigiu durante os 20 primeiros.

Trama:

- André Cajarana (Tony Ramos) é criado na cidade de Paço Alegre, em Minas Gerais, pelo avô paterno (Lima Duarte). André cresceu acreditando que o seu pai era um grande homem. Com a morte do avô, ele vem para o Rio de Janeiro, na tentativa de esclarecer a morte do seu pai, Malta Cajarana (também Lima Duarte), e descobre que ele era tido como um bandido, acusado de roubar terras de Nestor (Dionísio Azevedo). No Rio, André percebe que o homem que se casara com sua mãe, Gilda (Maria Fernanda), era o principal suspeito do desaparecimento do seu pai. O padrasto de André, Bruno (Paulo Autran), se torna, então, o antagonista de André na trama.

- No Rio, André se envolve com duas mulheres: Carina (Elizabeth Savalla) e Ana Preta (Glória Menezes). A primeira é uma bailarina de sucesso e pertence a uma tradicional família carioca. Ela é neta de Januária Limeira Brandão (Lélia Abramo) e se casou com César Reis, um homem desonesto que está interessado apenas no dinheiro da mulher. Carina acaba se apaixonando por André. Porém, o personagem também se envolve com Ana Preta, moradora do subúrbio carioca e dona de uma casa de Samba, a Flor de Lys. Os três passam a formar, então, um triângulo amoroso na história.

- Um personagem marcante foi Gustavo Gurgel (Cláudio Cavalcanti), um decorador de interiores que fingia ser afeminado para se aproximar de Walkíria (Rosamaria Murtinho), noiva de César Reis (Carlos Zara).

- Em Pai herói, um dos principais elementos da trama é a dança, destacada pelas personagens de Carina e Ana Preta, através do balé clássico e do samba.

- Por volta do capítulo 70, a autora Janete Clair decidiu fazer uma mudança na trama de Pai herói. A novela apresentava histórias muito complexas, o que estava abaixando os seus índices de audiência. Para atrair mais telespectadores, a solução encontrada foi matar César Reis. O suspense em torno do assassinato durou até os últimos capítulos, quando a verdadeira identidade do criminoso foi revelada: Bruno Baldaracci. César foi assassinado porque descobriu provas que comprometiam Bruno com a justiça.

- O último capítulo de Pai herói teve um dos mais altos índices de audiência de uma telenovela até então. Os telespectadores acompanharam a fuga do vilão Baldaracci – que, vestido de pierrô, escapou da prisão a bordo de um helicóptero –, o desfile de Ana Preta na Escola de Samba Beija-Flor de Nilopólis e a reconciliação do casal André e Carina.

Elenco:

[editar] Trilha sonora:

[editar] Nacional

  1. Pai - Fábio Jr. (tema de abertura)
  2. Pode Esperar - Alcione (tema de Ana Preta)
  3. Nos Horizontes do Mundo - Paulinho da Viola
  4. Passarinho - Beth Carvalho (tema de Ana Preta)
  5. Explode Coração - Maria Bethânia (tema de André e Carina)
  6. Espírito Esportivo - Moraes Moreira
  7. Cavalo Branco - Renato Teixeira
  8. Meu Drama - Roberto Ribeiro
  9. 14 Anos - Guilherme Arantes
  10. Homem Calado - Carlinhos Vergueiro
  11. A Chave do Mundo - Marina (tema de Valquíria)
  12. Vivendo Perigosamente - Márcio Montarroyos

[editar] Internacional

  1. I Will Survive - Gloria Gaynor
  2. Sharing The Night Together - Dr. Hook (tema de André)
  3. You Needed Me - Anne Murray (tema de Ana Preta)
  4. Aa Aa Uu Aa Ee - Zack Ferguson
  5. How You Gonna See Me Now? - Alice Cooper (tema de Aline e Pepo)
  6. ... E Un Altro Giorno Se Ne Va - Memo Remigi (tema de Bruno Baldaracci)
  7. Mirrors - Sally Oldfield (tema de Valquíria)
  8. Sun Is Here - Sun
  9. Allouette - Denise Emmer (tema de Carina)
  10. I'd Rather Hurt Myself - Randy Brown (tema de André e Ana Preta)
  11. Heart Of Glass - Blondie
  12. Pigeon Without a Dove - Patrick Dimon (tema de Cirilo)
  13. I Just Wanna Stop - Gino Vannelli (tema de Gil e Geny)
  14. Piano... Piano, M'Innamorai Di Te - Collage (tema de Aline e Romão)

Curiosidades:

Seções de curiosidades são desencorajadas sob as políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado integrando-se itens relevantes e removendo-se os inapropriados.

  • Pai Herói foi a primeira telenovela do ator Paulo Autran, já consagrado no teatro. Depois de muitos convites, finalmente ele aceitou participar de uma produção do gênero e deu a vida ao italiano mafioso Bruno Baldaracci, de forma antológica. No último capítulo, tornou-se clássica a cena da fuga de Baldaracci, fantasiado de pierrô num helicóptero. O personagem havia sido pensado inicialmente para o ator Jardel Filho.
  • Destaque também para as atuações de Glória Menezes, como a sofrida Ana Preta, e de Lélia Abramo, como a autoritária matriarca Januária.
  • Primeira telenovela do ator e diretor Jorge Fernando, bem como da atriz Regina Maria Dourado.
  • A emissora apresentou em 1980, no Festival 15 Anos, um compacto da trama de Pai Herói, com duração de uma hora e meia, apresentado por Jonas Bloch. Foi a única reprise da telenovela, um fato curioso devido ao seu grande sucesso.
  • A música "Pai" de Fábio Jr. também marcou a abertura da novela. O cantor já tinha cantado a mesma canção no seriado Ciranda Cirandinha da própria emissora, com sucesso.

Audiência:

  • Novela que fechou os anos 70, e fechou com chave de ouro sendo o maior sucesso de 1979. Com 61 pontos de média geral foi um dos maiores sucessos da carreira de Janete Clair, a maior audiencia até Roque Santeiro.

Telenovelas das oito da Rede Globo

Dancin' Days
(1978)
Pai Herói
(1979)
Os Gigantes
(1979)

Nenhum comentário:

Postar um comentário