sábado, 13 de junho de 2009

novela Transas & Caretas


Transas e Caretas foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de janeiro a julho de 1984 às 19h, e foi apresentada em 167 capítulos.

Escrita por Lauro César Muniz, com a colaboração de Daniel Más, e dirigida por José Wilker e Mário Márcio Bandarra, com supervisão de Paulo Ubiratan.



Trama:

Dona Francisca Moura Imperial, sentindo-se distante da realidade dos filhos, faz uma cirurgia plástica e fica vinte anos mais jovem em aparência, disposta a se dar melhor com os mesmos. Os dois rapazes, Jordão e Thiago, apesar de irmãos, são totalmente diferentes:o primeiro gosta de viver como no século XIX, com pensamentos monarquistas e até uma mucama pessoal, Dorinha;já o segundo é totalmente moderno, contando em sua casa com um robô, Alcides, como seu mordomo, além de outras coisas do que há de mais revolucionário. Ambos, porém, mantêm uma mesma idéia:jamais se casarem. Dona Francisca, então, contrata a jovem Marília para casar-se com um deles e dar-lhe um neto que prossiga o nome da família e os negócios. Marília torna-se noiva de Jordão, mas se apaixona por Thiago, iniciando o mote inicial da novela.

[editar] Elenco:

[editar] Personagens centrais:

[editar] Participações especiais:

[editar] Créditos da abertura

Reginaldo Faria, José Wilker, Natália do Valle / "TRANSAS E CARETAS" / novela de Lauro César Muniz / colaboração de Daniel Más / elenco em ordem alfabética Ana Luiza Folly, Carlos Kroeber, Clementino Kelé, Dedina Bernardelli / Flávio Guarnieri, Germano Vezani, Jofre Soares, José de Abreu, José Augusto Branco, Júlio Braga, Kate Hansen / Marcus Alvisi, Mônica Torres, Monique Curi, Nicole Puzzi, Norma Geraldy, Sérgio Mamberti, Sérgio Mox / Sônia Ayres, Suely Franco, Tânia Loureiro, Telma Reston, Tetê Medina, Yolanda Cardoso / atores convidados Jece Valadão, Otávio Augusto, Paulo Betti, Paulo Goulart / atrizes convidadas Aracy Balabanian, Lídia Brondi, Renata Sorrah, Zezé Motta / participações especiais Lady Francisco, Christiane Torloni, Eva Wilma como Francisca Moura Imperial / direção José Wilker, Mário Márcio Bandarra / supervisão Paulo Ubiratan

[editar] Trilha Sonora:

[editar] Trilha Sonora Nacional:

  1. Fogueira - Maria Bethânia (tema de Marília)
  2. Brega Chique - Eduardo Dusek
  3. Bip Bip - Herva Doce (tema de Alcides)
  4. Cacho de Uva - Ronnie Von (tema de Jordão)
  5. Broto Especial - Neusinha Brizola (tema de Estela)
  6. Doce Paixão - Liliane (tema de Luciana)
  7. Transas e Caretas - Trio Los Angeles (tema de abertura)
  8. Baby - Gal Costa (tema de Thiago)
  9. Trocas e Baldrocas - Harmony Cats (tema de Luciana, Leonor e Cláudia Cowboy)
  10. Recomeçar - Água Marinha (tema de Ana)
  11. Então Tá - Júnior Mendes
  12. Inútil - Ultraje a Rigor (tema de Rick)
  13. Eterno - Ano Luz
  14. Uma Vez, Uma Tarde - Marcos Rezende

[editar] Trilha Sonora Internacional:

  1. Let's Stay Together - Tina Turner (tema de Thiago)
  2. Ebony Eyes - Rick James & Smokey Robinson (tema de Marília e Thiago)
  3. Yah Mo Be There - James Ingram & Michael MacDonald (tema de locação)
  4. Finding Out The Hard Way - Cynthia Rhodes (tema de Luciana)
  5. Gimme a Little Sign - Kenny James (tema de locação)
  6. Almost Paradise - Ann Wilson & Mike Reno (tema de Marília e Thiago)
  7. Souvenir Of China - Jean Michel Jarre (tema de Marília)
  8. Talking In Your Sleep - The Romantics (tema de locação)
  9. Drifting Dreaming - Cleo Layne & James Gallway (tema de Sofia)
  10. Joanna - Kool & The Gang (tema de Jordão)
  11. Eva - Umberto Tozzi (tema de Thiago)
  12. Victims - Culture Club (tema de Marília e Douglas)
  13. Trouble In Paradise - Sylvester
  14. I'm Going To Go - Jago

[editar] Curiosidades:

Seções de curiosidades são desencorajadas sob as políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado integrando-se itens relevantes e removendo-se os inapropriados.

  • A atriz Betty Faria foi escalada para interpretar a dançarina Liana, que se envolvia com Jordão, mas, quando ia começar as gravações de seu papel, optou por ir para o elenco da telenovela "das oito", Partido Alto, da qual Christiane Torloni também participou, como Selma. No lugar de Betty, entrou Lady Francisco. O nome de Betty apareceu nos créditos em metade da novela.
  • Paulo Betti fez muito sucesso como o ambicioso pintor Dirceu Valente. Devido a isso, o ator emendou logo a telenovela seguinte, Vereda Tropical. Nesta, seu personagem, o advogado Marco, seria diametralmente oposto a Dirceu, o personagem anterior.
  • Eva Wilma interpretava a mãe de José Wilker e Reginaldo Faria em Transas e Caretas, mas a diferença de idade entre Eva e Reginaldo (4 anos) e entre Eva e José (12 anos) é mínima. Justamente por isso, foi usado o recurso da plástica na personagem de Eva, dando um charme à história.
  • O texto da novela foi vendido para o Chile e lá foi adaptado como Trampas y Caretas, em 1992, um grande sucesso no país.
  • O primeiro capítulo foi antológico e contou com o casamento entre Tiago (José Wilker) e uma macaca. Tudo não passava de mais uma brincadeira sem graça do moderninho.

Telenovelas das sete da Rede Globo

Guerra dos Sexos
(1983)
Transas e Caretas
(1984)
Vereda Tropical
(1984)

Nenhum comentário:

Postar um comentário