domingo, 14 de junho de 2009

Sassaricando


Sassaricando é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e será exibida no horário das 19 horas entre 9 de novembro de 1987 a 11 de junho de 1988, apresentada em 185 capítulos.


É uma novela de Sílvio de Abreu com direção de Cecil Thiré, Lucas Bueno e Miguel Falabella e direção geral de Cecil Thiré.

Elenco:
participações
Lista de elenco de apoio

Trilha Sonora

[editar] Trilha Sonora Nacional

  1. OuroGuilherme Arantes (tema de Camila)
  2. Seu CorpoSimone (tema de Penélope e Tadeu)
  3. Nem Tanto Tempo AssimEduardo Dusek (tema de Rebeca)
  4. Estranha LoucuraAlcione (tema de Aldonza)
  5. Você PerdeKiko Zambianchi (tema de Leonardo Raposo)
  6. Trauma – Clínica (tema de Beto)
  7. SassaricandoRita Lee & Roberto de Carvalho (tema de abertura)
  8. Lambadas III (Negue / Ti Ti Ti / Só Vai Dar Você / Cheiro no Cangote / Forró Gostoso)Fafá de Belém (tema de Tancinha)
  9. Lua de MelLulu Santos (tema de Fedora e Leonardo)
  10. Vem Me PerdoarMoraes Moreira (tema de Diana e Tavinho)
  11. Cantando no ToróChico Buarque (tema de Guel)
  12. Tiro Ao ÁlvaroAdoniran Barbosa (part. esp. Elis Regina) (tema de Juana e Adonis)
  13. Solamente Una VezEduardo Souto Neto (tema de Aparício)
  14. As Roupas e o Mundo No ChãoEvandro Mesquita (tema de Leonora)
  15. Cheiro de Amor – Luiz Camilo (tema de Isabel)

[editar] Trilha Sonora Internacional

  1. Paradise Is HereTina Turner (tema de Tancinha)
  2. Just To See HerSmokey Robinson & The Miracles (tema de Diana e Tavinho)
  3. BreakoutSwing Out Sister (tema de locação: São Paulo)
  4. Loving You Again – Chris Rea (tema de Aprígio)
  5. Give Me All NightCarly Simon (tema de Leonora)
  6. Milky Way – Peter Dominic (tema de Dinalda e Ariovaldo)
  7. FatamorganaDissidenten (tema de Fedora)
  8. We'll Be TogetherSting (tema de Guel)
  9. (I've Had) The Time Of My LifeBill Medley & Jennifer Warnes (tema de Isabel)
  10. Call Me – Spagna (tema de locação: São Paulo)
  11. Unchain My HeartJoe Cocker (tema de Camila)
  12. FinitoRita Pavone (tema de Aldonza)
  13. Love's Closing In – Nick Jameson (tema de locação: São Paulo)
  14. One More Night – Ana (tema de Penélope e Tadeu)
  • (I've Had) The Time Of My Life ganhou o Oscar de Melhor Canção de 1988, na belíssima interpretação de Bill Medley and Jennifer Warnes e foi tema do filme Dirty Dancing, estrelado por Patrick Swayze.

[editar] Curiosidades:


  • Exibida entre 9 de novembro de 1987 e 11 de junho de 1988 em 185 capítulos.
  • Um grande sucesso, Sassaricando virou moda. A trama, cheia de mistérios e rolos familiares, era encabeçada por Paulo Autran, Tônia Carrero, Irene Ravache e Jandira Martini. Tinha ainda o sensacional núcleo feirante, que consagrou Claudia Raia no papel de Tancinha, a encantadora vendedora de melões! E quem não teve vontade de aprender a Dança do Ventre após a enjoada Fedora rebolar ao som de Fatamorgana! Espetacular.
  • Longe de poder ser considerada fracasso, no entanto, Sassaricando não foi um grande sucesso para o autor como seus trabalhos anteriores: Guerra dos Sexos, em (1983), Vereda Tropical, em (1984) e Cambalacho, em (1986), comprovando essa tese sua antecessora Brega & Chique teve 8 pontos a mais e sua sucessora Bebê a bordo teve 6 pontos a mais. . Ao longo da novela, o próprio foco foi mudado. Dos sassaricos de Aparício, personagem de Paulo Autran, e suas três esposas, Rebeca, personagem de Tônia Carrero, Leonora, personagem de Irene Ravache e Penélope, personagem de Eva Wilma para o conflito de Tancinha, dividida entre o amor de Apolo, personagem de Alexandre Frota e Beto, personagem de Marcos Frota. Tancinha fazia a moça linda e burra, de sotaque italiano, que deu a Cláudia Raia, a oportunidade de mostrar todo seu talento.
  • Sassaricando foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo entre 9 de julho de 1990 e 11 de janeiro de 1991, as 13h30, em 135 capítulos. A reprise originalmente estava programada para o mês de janeiro de 1990, substituindo, tal como no horário original, Brega & Chique. As chamadas anunciando a reestréia de "Sassaricando" para 22 de janeiro já estavam no ar quando a emissora resolveu reprisar Pão Pão, Beijo Beijo de 1983. Curiosamente, o fato ainda aconteceria novamente no mesmo ano. Elas por Elas, de 1982 seria reprisada pela segunda vez a partir de 9 de julho, e foi substituída novamente por Sassaricando.
  • Aparício costumava chamar Leozinho, personagem de Diogo Vilela de "estropício" e, em qualquer emergência, gritava para o mordomo: "Ariovaldo Almeida Prado!". Aliás, Diogo Vilela formaria com Cristina Pereira, a divertidíssima Fedora, um par inesquecível.
  • Marcos Frota e Roberto Bataglin, em outra novela do mesmo autor, repetiriam a dobradinha. O primeiro, como o empresário Diego e o segundo como o fotógrafo Cláudio, em A Próxima Vítima, em (1995). Inclusive foram eles, que lançaram a modo do Pogobol, brinquedo famoso na época, uma vez que na trama, eles eram publicitários.
  • Sassaricando revelou o ator Alexandre Lipiani, que faleceria em 1997, ainda durante as gravações de Xica da Silva, na (Rede Manchete).
  • Após o final da novela da Globo, Paulo Autran declarou que não mais faria novelas inteiras, apenas participações rápidas ou minisséries. E seu último trabalho em televisão seria na minissérie Hilda Furacão, exibida exatamente 10 anos depois, em 1998.
  • Guel, personagem de Edson Celulari, terminaria a novela ao lado de Camila, personagem de Maitê Proença. Comenta-se, no entanto, que a pedido da própria atriz, sua personagem deveria ficar sozinha no final. Guel, então, acabou a novela nos braços de Leonora Lamar, papel muitíssimo bem defendido por Irene Ravache.
  • O nome do personagem, Guel, foi uma homenagem feita por Sílvio de Abreu a Guel Arraes.
  • A Globo cometeu um erro grave de ortografia ao batizar sua novela. A grafia correta na língua portuguesa é Saçaricando.
  • Saçaricando é o nome de uma marchinha de Carnaval, de autoria de Luiz Antonio, Zé Mário e Oldemar Magalhães, gravada em 1952 por Virgínia Lane.
  • Boa parte do elenco do núcleo cômico da novela, como Cristina Pereira, Diogo Vilela e Cláudia Raia, acabaria reunido em seguida no programa TV Pirata. O primeiro humorístico do formato gags da TV brasileira.
  • No capítulo de número 163, no ar em 16 de maio de 1988, uma segunda-feira, as personagens da novela comentavam sobre a estréia da então novela das 20h00, Vale Tudo. Lucrécia, personagem de Maria Alice Vergueiro comentava com a sobrinha Camila, personagem de Maitê Proença, que não queria perder o primeiro capítulo da novela do Gilberto Braga, seu autor preferido.
  • A convite do Video Show, no dia 10 de junho de 2008, uma terça-feira, a atriz Cláudia Raia comentou sobre os 20 anos da exibição do último capítulo do folhetim. Inclusive a inesquecível cena em que sua personagem, Tancinha, abandona Apolo, personagem de Alexandre Frota e se entrega aos braços de Beto, personagem de Marcos Frota, ao som da música Paradise Is Here, de Tina Turner.
  • Sucesso absoluto para o horário das 19:00 h., a novela teve uma média geral de 54 pontos.
  • No primeiro capítulo da novela, a personagem Teodora (Jandira Martini) usava um modelo de vestido identico ao usado pela modelo Marcela Polo na capa do lp da novela Ti Ti Ti internacional. Na verdade parecia ser O MESMO vestido!

Telenovelas das sete da Rede Globo

Brega & Chique
(1987)
Sassaricando
(1987/1988)
Bebê a Bordo
(1988/1989)

Telenovelas das sete da Rede Globo

Brega & Chique
(1987)
Sassaricando
(1987/1988)
Bebê a Bordo
(1988/1989)

Nenhum comentário:

Postar um comentário