sábado, 13 de junho de 2009

Novela O astro


O Astro
foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 6 de dezembro de 1977 e 8 de julho de 1978, às 20 horas. Foi escrita por Janete Clair e dirigida por Daniel Filho e Gonzaga Blota, tendo contado com 185 capítulos. Daniel Filho acumulou a direção geral.

TRAMA:

A novela começa em 1962, ano da conquista do bicampeonato mundial de futebol pelo Brasil, quando, na cidade de Guariba, Herculano Quintanilha é traído pelo companheiro de trapaças, Neco da Silva, que foge com o dinheiro angariado para a reforma da igreja do lugarejo com a conversa dos "arquitetos". Herculano é humilhado em praça pública e foge para o Rio de Janeiro, deixando a mulher, Doralice, e o filho pequeno Alan, prometendo vir buscá-los um dia. A história, então, começa a se passar no ano de 1974, doze anos depois, quando Herculano trabalha numa churrascaria, fazendo apresentações na pele de um tarólogo, astrólogo, cartomante, quiromante e assemelhados. Numa de suas apresentações, reconhece entre os clientes o amigo traidor, Neco, de quem novamente se aproxima, porém cheio de mágoa e à espera de uma oportunidade para se vingar.

Paralelamente(a princípio), corre a história da milionária família Hayalla, capitaneada pelo patriarca Salomão, que é casado com a fútil Clô e pai de Márcio, um jovem que se diz enviado de São Francisco de Assis e rejeita a riqueza da família. Salomão sempre planejou que o filho tomasse conta de tudo um dia, mas o rapaz não se mostra nem um pouco propenso. Márcio resolve sair de casa, depois de ser internado num hospício, fugir e se desentender mais uma vez com o pai. Nessa fuga, conhece Herculano, que se aproxima aos poucos dos Hayalla, graças a uma de suas clientes, Beatriz, secretária da diretoria do grupo. É também através de Beatriz que, na churrascaria, Herculano conhece Amanda Mello Assumpção, diretora da construtora que leva o seu nome de família e ex-mulher de Samir Hayalla, um dos tios paternos de Márcio.

Márcio passa a morar com Herculano e conhece Lili, cunhada de Neco, moça humilde que não pensa em depender de homem nenhum para tocar a vida, trabalhando na barbearia do cunhado e até como taxista. Contrariando os desejos de sua família, que quer vê-lo casado com Jose, irmã de Amanda, Márcio se apaixona pela suburbana Lili, com quem se envolve. Para complicar ainda mais, Lili se divide entre Márcio, a quem ama de verdade, e o bondoso açougueiro Natal, apaixonado pela moça. Herculano e Amanda também se envolvem amorosamente.

No capítulo 42, dá-se a notícia:Salomão Hayalla está morto, seu carro fora encontrado em destroços no Alto da Boa Vista. Depois, descobre-se que, na verdade, ele havia morrido antes, misteriosamente assassinado, e o criminoso planejou tudo para que parecesse um acidente. Márcio então cumpre os desejos do pai, com remorso:assume a direção das empresas, tendo Herculano como braço direito, e se casa com Jose, com Lili sendo afastada dele por uma trama de Clô, a qual acaba fazendo a moça passar algum tempo na cadeia. Enquanto Herculano galga cada vez mais rápido postos na hierarquia das empresas dos Hayalla, corre a investigação em torno da morte do patriarca. Márcio segue apaixonado por Lili, dividida entre ficar com ele ou casar com Natal. Jose é infeliz no casamento, e o filho de Herculano, Alan, vai morar com o pai no Rio de Janeiro.

Herculano, valendo-se de sua alta posição nas empresas, trai a confiança de Márcio e ganha muito dinheiro em transações escusas. O crime do passado em Guariba e os expedientes atuais são descobertos por Samir(empenhado graças ao despeito por Amanda tê-lo trocado pelo "professor"), e Herculano foge. Jose morre e Márcio pode, enfim, viver ao lado da amada e do filho, Chiquinho. É descoberto o assassino do milionário:Felipe Cerqueira, jovem com problemas com entorpecentes, amante de Clô, o qual agira com a cumplicidade do amigo cabeleireiro Henri. Amanda vai ao encontro de Herculano, num país da América Central onde ele exerce função de confiança junto ao velho presidente. À chegada da mulher, Herculano fica muito feliz, mas, a um chamado do presidente, sai, dizendo não demorar. Sozinha, Amanda compreende que o poder é o que de fato importa ao homem a quem ama, voltando ao Brasil e preferindo para sempre perdê-lo.

[editar] Elenco:

[editar] Trilha sonora:

[editar] Nacional

  1. Um Jeito Estúpido de Te Amar - Maria Bethânia (tema de Amanda)
  2. Que Pena - Peninha (tema de Lili e Márcio)
  3. Saco de Feijão - Beth Carvalho (tema geral)
  4. Estado de Fotografia - Vanusa (tema de Jôse)
  5. Nêga - Emílio Santiago
  6. As Forças da Natureza - Clara Nunes
  7. Bijuterias - João Bosco (tema de abertura)
  8. Trocando em Miúdos - Francis Hime
  9. Boi da Cara Branca - Hélio Matheus
  10. Ambição - Rita Lee (tema de Herculano)
  11. É Hora - Djavan
  12. Olha - Marília Barbosa
  13. Enredo de Pirraça - Elza Soares
  14. Mais Uma Vez - Marizinha (tema de Jôse)

[editar] Internacional

  1. Don't Let Me Be Misunderstood - Santa Esmeralda (tema de Herculano)
  2. Easy - Commodores (tema de Alan)
  3. Only The Strong Survive - Billy Paul
  4. For Once In My Life - Freddy Cole (tema de Amanda)
  5. I'm Sagittarius - Roberta Kelly (tema de Herculano)
  6. You're Too Far Away - David Castle (tema de Herculano e Amanda)
  7. Loneliness - Joe John Daniel (tema de Márcio)
  8. We're All Alone - Rita Coolidge (tema de Lili e Márcio)
  9. Citations Ininterrompues - Café Crème
  10. Love For Sale - Boney M. (tema de Herculano)
  11. Bird Songs - Chrystian (tema de Lili)
  12. The Name Of The Game - Abba (tema de Herculano)
  13. Dreamin' - Liverpool Express (tema de Clô)
  14. Destiny - Julian Grey (tema de Jôse)

[editar] Complementar: temas instrumentais

  1. Loneliness - Joe John Daniel (tema de Márcio)
  2. Love Is a Simple Thing - Joe John Daniel (tema de Amanda)

[editar] Curiosidades:

Seções de curiosidades são desencorajadas sob as políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado integrando-se itens relevantes e removendo-se os inapropriados.

  • O Astro fo ia ultima novela da panelinha Janete Clair - Lauro César Muniz no horário das oito. A próxima novela seria de um autor estreante no horário: Gilberto Braga.
  • O Astro foi um imenso sucesso popular e o Brasil praticamente parou a fim de assistir ao último capítulo, quando se revelava o assassino de Salomão Hayalla interpretado por Dionísio Azevedo.
  • A cena em que Tony Ramos, no papel de Márcio Hayalla, renega a fortuna da família, a exemplo de São Francisco, despe-se, joga as roupas no pai e sai nu à rua é uma das mais marcantes da novela.
  • Tony Ramos havia estreado na Globo na novela anterior, Espelho Mágico, e foi chamado por Daniel Filho para fazer teste com atrizes novatas que se candidatavam ao papel de Jose. Sílvia Salgado ganhou o papel e Tony, que não estava sendo testado, acabou entusiasmando o diretor com sua interpretação, sendo convidado para emendar uma novela na outra. O ator começou a gravar O Astro enquanto Espelho Mágico ainda estava no ar.
  • Primeira novela da atriz Silvia Salgado.
  • A cantora Maria Bethânia exigia nos seus shows uma televisão no seu camarim para poder assistir à novela.
  • O Astro teve ótima trilha sonora, assim como inesquecível abertura ao som da música "Bijuterias" de João Bosco.
  • Janete Clair, costumava dizer que quando faltava inspiração, lia jornais. E foi em notícias de jornais que ela construiu seu crime de ficção. Quando O Astro estava para acabar, a imprensa carioca registrava o assassinato da jovem Cláudia Lessin Rodrigues. Os acusados do crime eram um rapaz viciado em cocaína e seu amigo, um cabelereiro. Na novela os assassinos foram Felipe Cerqueira, um toxicomâno mau-carácter, e Henri, seu amigo cabelereiro, o cúmplice. Felipe matou Salomão com uma coronhada de revólver na cabeça,durante o capítulo 42.
  • Três dias depois da novela sair do ar, Carlos Drummond de Andrade, escrevia em sua coluna de jornal: Agora que O Astro acabou vamos cuidar da vida, que o Brasil está lá fora esperando. Foi nessa coluna que Drummond deu um apelido a Janete Clair: Usineira de sonhos.
  • A atriz Tereza Rachel (que vivia Clô Hayala, uma das protagonistas) sofreu um grave acidente de carro em junho de 1978, quando a novela estava em sua reta final. O passat da atriz chocou-se contra a lateral de outro carro, capotou quatro vezes e transformou-se num monte de ferragens. Mas Tereza, surpreendentemente, fraturou apenas o tornozelo e ficou com escoriações generalizadas, retornando às gravações dias depois.

Telenovelas das oito da Rede Globo

Espelho Mágico
(1977)
O Astro
(1977)
Dancin' Days
(1978)

Telenovelas das dez da Rede Globo

Duas Vidas O Astro (reapresentação) Pecado Capital (reapresentação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário